terça-feira, 2 de junho de 2009

"Brinquedos, Brincadeiras e Rodas Cantadas"

Projeto "Brinquedos, Brincadeiras e Rodas Cantadas"

Educação Infantil

1.Empreendimento:

* Confecção de um livro de música
* Construção de brinquedos e instrumentos musicais

2.Justificativa:

Sabemos que as crianças brincam desde os tempos mais remotos de nossa historia. Brincam de casinha, de professora, de cuidar de bebês, com carrinhos, constroem torres e tantas outras situações.
Mas por que o brincar povoa tão intençamente o cotidiano infantil?... As crianças brincam para compreenderem o mundo que as cerca. E, é neste brincar que ela vai se constituindo como ser social, experimentando por meio da repetição a ação imaginativa, outras formas de ser e de pensar.
E, nessa perspectiva a criança vai retirando da sua vida os conteúdos da brincadeira, através de impressões e sentimentos que vivencia, dos conhecimentos que aprende, das histórias que escuta... Por isso é preciso entender, que a brincadeira envolve fantasma e imaginação, dois elementos fundamentais para que a criança aprenda mais saber as relações entre as pessoas, sobre o eu e saber o outro.
Além, de brincar de faz de conta, as cantigas de roda também compõe esse universo criativo e imaginário, onde as crianças através do contado com as músicas tradicionais da infância que percorreram diversas gerações, vão sendo capazes de reconstruir as suas próprias canções, num intermediário entre a ilusão e a realidade, constituindo um exercício da continuidade e ruptura que necessita para investir na conquista de si e do mundo.
O Brincar na Educação Infantil é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia.
. Objetos Gerais:

- Estimular a imaginação e a criatividade;
- Promover o desabrochar do ato criador através da exploração simbólica a fantasia e imaginação;
- Estimular o gosto pelo brincar;
- Valorizar a integração e socialização entre o grupo;
- Propiciar atividades envolvendo a expressão corporal, memória, imaginação, socialização e linguagem;
- Desenvolver a percepção sensorial, através de observações sobre diferentes brinquedos;
- Possibilitar um trabalho de pesquisa, brinquedos antigos e atuais;
- Participar de diferentes brincadeiras de roda;
- Estimular a gosto pelas cantigas de roda;
- Produzir coletivamente suas próprias cantigas

♥☆~°Aηηe 09:21(4 horas atrás) Este projeto será desenvolvido ao longo do semestre envolvendo todas as áreas do conhcimento.

- Brinquedos antigos e atuais;
- " CD's" com cantigas de rodas;
- Construção de brinquedos e estrumentos musicais utilizando sucatas;
* Bola de meia;
* Pé de lata;
* Padorga;
* Petéca;
* Chocalho;
* Fantoche;
* Bonecos de jornal amassado;
* Telefones
* entre outros...
- Brincadeiras explorando as cantigas de roda, como: " O limão entrou na roda...", "Ovo podre...", "Escravo de Jó...", "Samba lelê..." entre outras 13/07/07
música com atividade
Música Ninho
Lá naquele ninho
1-2-3
Havia três ovinhos
1-2-3
Daqueles três ovinhos
1-2-3
Nasceram ticos-ticos
1-2-3

Na contagem dos números , bater palmas
Posteriormente, nos números usar os chocalhos(balançar), explorar com as crianças outras maneiras de executar as batidas, batendo nas pernas, no chão,etc
Nas batidas dos números ,executar com clavas e tb colher de pau,martelinho,etc...
Posteriormente executar com apito(respiração e sopro)
Eu sou um boneco de mola
meu nome é joao carambola
eu sei abaixar
eu sei levantar
mas o que eu gosta mesmo é de
assustar
buuuuuuuuuuuuuuuuu!!!

Nenhum comentário:


RELÓGIO




IMPORTANTE

Estive observando os meus blogs amigos , quando visitei o INFINITO DA CRIS, e vi esta reportagem que fiquei estarrecida! observe! CLIQUE AQUI, Alerta "Empresas que testam seus produtos em animais"