Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Panetone tradicional
O panetone é um alimento tradicional da época de Natal de origem milanesa, do norte da Itália. Várias lendas tentam explicar a sua origem. O pão doce de natal possui fragância discreta de baunilha e recheio de frutas secas tais como a uva passa.
Índice[esconder]
1 Produção
2 Informações nutricionais
3 Etimologia
4 Lendas
//
[editar] Produção
Durante sua fabricação a massa passa por um processo de fermentação natural que busca garantir que o panetone fique com uma consistência macia. Com o tempo a receita sofreu diversas inovações, e aprimorada deu origem ao Chocotone, Sorvetone e a Colomba Pascal, variações mais conhecidas da receita.
[editar] Informações nutricionais
O produto final é rico em carboidrato e possui grande quantidade de gordura, uma fatia de 80 gramas do panetone Nestlé, por exemplo possui cerca de 280 Kcal.
[editar] Etimologia
A palavra panetone (do italiano panettone) tem sua origem no vocábulo milanês panattón, de origem e significados controversos.
[editar] Lendas
Uma lenda antiga diz que o panetone foi criado por um padeiro chamado Toni que se apaixonou por uma moça e para impressionar seu sogro criou uma nova receita de pão recheada com frutas cristalizadas . Com o tempo esse pão recebeu o nome de "pan di toni" ou seja o pão do toni que atualmente é chamado de panetone .
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Panetone"
Categorias: Gastronomia natalina Pães Culinária da Itália
Nenhum comentário:
Postar um comentário