sexta-feira, 22 de maio de 2015
Estive visitando alguns blogs e achei muito linda estas atividades e tomei a liberdade de usa-la na minha escola
ETAPAS DO PROJETO:
CONHECENDO A HISTÓRIA ”OS TRÊS PORQUINHOS”ASSISTINDO AO FILME
OUVINDO A HISTÓRIA
ATIVIDADES RELACIONADAS
JUSTIFICATIVA
COM O PROJETO “TRÊS PORQUINHOS ” SE PRETENDE QUE A CRIANÇA CONTINUE A ACREDITAR NA FANTASIA SEM SE AFASTAR DA REALIDADE DO COTIDIANO, POIS O CONTO DE FADAS SE APÓIA NOS SENTIMENTOS: CORAGEM, OBEDIÊNCIA, EGOÍSMO, INVEJA, AMIZADE, AFETO, CARINHO, RAIVA, CURIOSIDADE, ENSINAMENTO E VERDADES NATURAIS QUE COMPÕEM O MUNDO DA CRIANÇA. É POIS, A LITERATURA INFANTIL, COM SEU CARÁTER LÚDICO QUE PROPORCIONA À CRIANÇA QUESTIONAMENTOS, DESPERTA SUA IMAGINAÇÃO, DESENVOLVE SUA CRIATIVIDADE E TAMBÉM SEU ESPÍRITO CRÍTICO. NESSE SENTIDO É INTERESSANTE ASSINALAR O QUE SE PODE CHAMAR DE OBJETIVOS DO CONTO DE FADA NO ÂMBITO EDUCACIONAL: INTRODUZIR A REFLEXÃO SOBRE O GÊNERO CONTO NO COTIDIANO ESCOLAR, ELUCIDANDO SUAS CARACTERÍSTICAS E SUA DIVERSIDADE; OFERECER ELEMENTOS PARA QUE A CRIANÇA PERCEBA A IMPORTÂNCIA DA ORALIDADE E DA PALAVRA COMO INSTRUMENTO DE PERSUASÃO, ALÉM TAMBÉM DE OFERECER-LHE O IMAGINÁRIO DE UMA CULTURA DIFERENTE DA SUA PARA QUE, CONTRAPONDO-AS, ELA POSSA VALORIZAR, RESPEITAR E COMPREENDER A CULTURA DO OUTRO E A SUA PRÓPRIA. É A PARTIR DOS CONTOS DE FADA QUE AS CRIANÇAS COMEÇAM A TER REFERENCIAIS DO QUE É O BEM E DO QUE É O MAL, E VÃO AOS POUCOS DESENVOLVENDO UM OLHAR CRÍTICO EM RELAÇÃO ÀS INFORMAÇÕES QUE RECEBEM ATRAVÉS DE OUTRAS VIAS, COMO POR EXEMPLO, A TV, A INTERNET, AS REVISTAS EM QUADRINHOS, ETC.” TRÊS PORQUINHOS” É UM CONTO JÁ BASTANTE DIVULGADO, TRABALHADO (LIDO E OUVIDO), CONHECIDO, VIVENCIADO EM CINEMA, TEATRO E TELEVISÃO; PORTANTO DE CONHECIMENTO DOS ALUNOS EM GERAL. “ALÉM DA DIVERSÃO E SOCIALIZAÇÃO, É IMPORTANTE SITUAR A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO UM ESPAÇO QUE OFERECE SITUAÇÕES QUE FAVOREÇAM A REALIZAÇÃO DE TAREFAS EVOLUTIVAS E EDUCATIVAS IMPORTANTES”.
LINGUAGEM:
• IDENTIFICAR LETRAS VOGAIS E CONSOANTES;
• DESENVOLVER A LINGUAGEM ORAL;
• DESENVOLVER A EXPRESSÃO CORPORAL;
MATEMÁTICA:
• CONTAR;
• IDENTIFICAR NÚMEROS;
• RELACIONAR NÚMERO /QUANTIDADE;
• DESENVOLVER AS PERCEPÇÕES:TÁTIL E VISUAL;
DESENVOLVIMENTO:
• LOCALIZAR LETRAS NOS NOMES DOS PERSONAGENS E TÍTULO DA HISTÓRIA;
• COLAGEM;
• DESENHAR A HISTÓRIA;
• OUVIR A HISTÓRIA;
• MODELAGEM DA HISTÓRIA COM MASSINHA;
• CONTAR A HISTÓRIA;
• DRAMATIZAR A HISTÓRIA;
• DAR UM OUTRO FINAL PARA HISTÓRIA;
• CONTAR AS CASAS DOS PORQUINHOS;
• PESQUISA DE TIPOS DE MORADIA COMPARANDO AS CASA PESQUISADAS ÀS CASAS DOS PORQUINHOS;
• IDENTIFICAR OS MEMBROS DE UMA FAMÍLIA;
NATUREZA E SOCIEDADE:
• TIPOS DE MORADIA;
• FAMÍLIA;
CULMINÂNCIA:
• DRAMATIZAR A HISTÓRIA E EXPOR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO NA FEIRA CULTURAL , E APRESENTAÇÃO DE MÚSICA E DANÇAS ...
SEQUENCIA DIDÁTICA –CLÁSSICO OS TRÊS PORQUINHOS
O PROJETO DE LEITURA SERÁ ATRAVES DE SEQUENCIA DIDATICA , DEVENDO CONSTAR:
*GÊNERO LITERARIO ESCOLHIDO ;
*OBJETIVOS;
*CONTEUDOS SELECIONADOS/VINCULADOS;
*MATERIAL NECESSARIO;
*DESENVOLVIMENTO (POR ETAPA )
*CULMINÂNCIA –APRESENTAÇÃO NO MOMENTO CULTURAL .
TEMPO PREVISTO: 7 A 15 DIAS
PROFESSORA : PATRÍCIA CABRAL TONELI
TEMA: OS TRÊS PORQUINHOS
1º MOMENTO: CONTAR A HISTÓRIA PARA AS CRIANÇAS DE UMA FORMA PRAZEROSA DE PREFERÊNCIA COM FANTOCHES OU MÁSCARA OU UTILIZAR ALGUM OBJETO PARA ESTIGAR A IMAGINAÇÃO DOS ALUNOS.
LOGO APÓS PROPOR O RECONTO, VOCÊ PODERÁ UTILIZAR FRASES INICIAIS, OU PALAVRAS QUE AJUDARÃO AS CRIANÇAS A RELEMBRAREM AS ETAPAS DA HISTÓRIA. EM UMA FOLHA REGISTRAR AS ETAPAS DA HISTÓRIA QUE MAIS CHAMOUA ATENÇÃO DOS ALUNOS, SOLICITAR QUE ELES DESENHEM AS ETAPAS ESTABELECIDAS PODENDO ATÉ PEDIR A ELAS QUE VERBALIZEM AOS COLEGAS OS DESENHOS REGISTRADOS.
EX.: OS TRÊS PORQUINHOS VIVIAM...
OS TRÊS
PORQUINHOS VIVIAM... A CASA DE PALHA FOI
DERRUBADA PELO LOBO
QUE ASSOPROU... A CASA DE MADEIRA...
2º MOMENTO: A PROFESSORA PODERÁ PASSAR AOS ALUNOS O FILME EM DVD OU A HISTÓRIA CONTADA NO CD.
EM UMA FOLHA DE CRAFT REGISTRAR, NÃO PODE ESQUECER DE COLOCAR O NOME DA CRIANÇA ABAIXO DO SEU REGISTRO E TAMBÉM O NOME DOS PERSONAGENS.
DESENHE OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA OS TRÊS PORQUINHOS
3º MOMENTO: UTILIZAR A TÉCNICA DO SOPRO COM CANUDINHO (DEPENDENDO DA IDADE) OU ASSOPRAR BALÃO. NO BALÃO PODEMOS FAZER A CARINHA DOS TRÊS PORQUINHOS. UTILIZAR CHAMEX PARA O DESENHO DAS CASAS OU DOS PORQUINHOS PARA COLAGEM.
4º MOMENTO: EXPLORAR O NÚMERO 3, UTILIZANDO A FIGURA DOS TRÊS PORQUINHOS, ESTENDENDO PARA TRÊS CASAS, UMA DE PALHA, UMA DE PEDRA OUTRA DE MADEIRA...
EXPLORAR A MATEMÁTICA...
5º MOMENTO:
O LOBO ERA MUITO MAL, PORQUE QUERIA DESTRUIR A ACASA DOS TRES PORQUINHOS. VAMOS JUNTOS ESCREVER UMA CARTINHA AO LOBO MAL PEDINDO A ELE, PARA NÃO FAZER ISTO?
CARTA:
6º MOMENTO:
HOJE IREMOS FAZER UMA LISTA DAS PALAVRAS QUE ENCONTRAMOS NA HISTORIA DOS TRES PORQUINHOS
LISTA DE PALAVRAS DA HISTORIA DOS TRES PORQUINHOS.
CASA
PORQUINHOS
LOBO ...
(DESENHAR)
7º MOMENTO:
EXPLORAR AS LETRAS E A PARTIRDAÍ FAZER ASSOCIAÇÕES COM FIGURAS OU OUTRAS PALAVRAS
L – LOBO
P – PORQUINHO
C – CASA
COLORIR, PINTAR, MATERIAL VASADO, COM O CORPO, LIXA, COM GIZ, COM COLA, COM BOLINHAS ...
8º MOMENTO A MAMÃE DOS 3 PORQUINHOS ESTAVA MUITO PREOCUPADA COM A ATITUDE DO LOBO E QUERIA MUITO CONQUISTÁ-LO, ENTÃO RESOLVEU FAZER UMA RECEITA PARA ELE ,COMO ERA MUITO FAMINTO IRIA GOSTAR DA SUPRESA.
RECEITA DO BISCOITO DA DONA PORQUINHA .( REGISTRAR EM KRAFT A RECEITA COM ELES .)
FAZER UM TEXTO COLETIVODE UMA OUTRA VERSÃO DOS 3 PORQUINHOS
9º MOMENTO : DEPOIS DE ESGOTADO TODAS AS POSSIBILIDADES FAZER AS LIGAÇ~~OES NECESSARIAS COM OS CONTEUDOS
EX. ZONA RURAL-TIPOS DE MORADIAS –ANIMAIS SELVAGENS –ANIMAIS QUE SÃO UTILIZADOS COMO ALIMENTOS PARA OS HOMENS ...
terça-feira, 31 de março de 2015
quarta-feira, 11 de março de 2015
Assinar:
Postagens (Atom)
RELÓGIO
IMPORTANTE
Estive observando os meus blogs amigos , quando visitei o INFINITO DA CRIS, e vi esta reportagem que fiquei estarrecida! observe!
CLIQUE AQUI,
Alerta "Empresas que testam seus produtos em animais"