MEUS ARQUIVOS

terça-feira, 2 de junho de 2009

PROJETO CONTOS DE FADAS e nossas cantigas

Paty
Projeto Contos de Fadas
“A imaginação de uma criança deve ser alimentada, com a condição de que não se estabeleçam receitas”
(Helde, 1980).

Justificativa:

Bruxas e fadas são elementos mágicos presentes nas histórias, que conseguem articular um movimento interno na criança, permitindo-lhe percorrer um longo e lento caminho no campo do imaginário e construir suas relações com o real.

A linguagem destas histórias leva a criança a uma viagem onde se misturam o real e a fantasia. Onde devem ser uma LITERATURA portadora de uma linguagem carregada de significados, permitindo releituras e oferecendo novas óticas para ouvintes/leitores vários.

Ao ingressar na escola, a criança deixa o convívio com a sua família e passa a conviver com adultos e crianças de sua idade, descobrindo da sua maneira, novas experiências, novos valores, que irão enriquecer os conhecimentos que ela já traz do universo que a rodeia, dando oportunidade de desenvolver suas potencialidades, preparando-se e despertando para a vida.

Por isso é necessário oferecer às crianças os mais diversos materiais de leitura.

Transformando assim a sala de aula num ambiente estimulante, aconchegante, prazerosa, em que a criança possa manifestar livremente a compreensão e os questionamentos que faz a partir da leitura.

Por isso que o professor e os pais devem contar histórias adequadas ao nível de interesse de cada grupo, incentivando-o a escolher livremente sua literatura para que, aos poucos, possam fazer a seleção de seus próprios livros, criando um clima afetivo e de aproximação entre a criança e o mundo fascinante da literatura infantil.

É mediante a interação de diversos níveis de conhecimento, como o conhecimento lingüístico, o textual, o conhecimento do mundo, que a criança consegue construir o sentido do texto.

A base da aquisição da leitura está na interação entre o conhecimento prévio da criança e elementos textuais apresentados.

Sendo assim a criança apresentará interesse para a leitura e produções de textos. 25/04/08 Paty
Objetivos:
- Estimular a oralidade e a criatividade de cada criança;
- Desenvolver o gosto pela leitura;
- Identificar o sonho de cada criança;
- Reconhecer os personagens da história;
- Mostrar o mundo da Fantasia e do Faz de Conta;
- Proporcionar momentos que estimulem o raciocínio;
- Adquirir independência;
- Enriquecer o vocabulário.

Metodologia: O projeto será desenvolvido com atividades de leituras de histórias, pesquisas, dramatizações, conversas formais e informais e com construção do seu próprio livro.
Os recursos serão: livros, cds, revistas, jornais, papéis, tintas e outros.

ATIVIDADES:
Começarei com uma leitura de um Faz de conta por semana. Onde a sala poderá ter conhecimentos de vários textos literários.
Oralmente faremos interpretações dos textos trabalhados durante a semana.
Farei em roda a hora da sua história, onde cada criança terá a oportunidade de falar a sua história a partir da que está sendo trabalhada na semana.
Trabalharei coma história intuitiva, os alunos olham as gravuras do livro e vão formando a história, a professora vai sendo a escriba e no final ela lê o que foi realizado.
Produção da leitura através do reconto.
Utilizarei músicas que se relacionam com os contos trabalhados.
Proporcionarei a hora do Cantinho dos Livros.
As crianças desenharão a história trabalhada.
Trabalharei com dramatizações, histórias cantadas e confecções de materiais de sucatas.
Aplicarei jogos como: jogo da memória, trilha e do bingo com gravuras.
Brincaremos com o baú das dramatizações e com teatro de fantoches.
Exibir um filme relacionado ao livro trabalhado.
Confeccionar uma maquete em grupo.

Avaliação: A avaliação será realizada durante o tempo todo da realização do trabalho. Pois a criança desenvolve todos os dias, através de um gesto, da fala, do seu desenho, da sua maneira de se relacionar. Por isso é que a avaliação será no decorrer no Projeto todo e não só no final.

Cronograma: O Projeto será desenvolvido durante o segundo semestre. 25/04/08 Paty
O projeto acima não é de minha autoria.
Temos disponíveis à venda no PPD Projetos Contos de Fadas e Projeto Histórias Infantis. Ambos repletos de sugestões de atividades práticas.
Quem se interessar deve escrever para: ppd@projetospedagogicosdinamicos.com
Beijinhos!!!


Projeto Nossas Cantigas
OBJETIVO GERAL:
Que a criança interaja e expresse desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências e familiarizando-se, aos poucos, com a escrita pó meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária.

JUSTIFICATIVA:
Aprender uma língua não é somente aprender palavras, mas também os seus significados, interpretações e representações da realidade.
A aprendizagem da linguagem oral é um dos mais importantes elementos para que as crianças ampliem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais.
Pensando em estimular a ampliação da linguagem oral do grupo é que estamos propondo o desenvolvimento deste projeto, onde acreditamos estar promovendo situações em que a criança desenvolva sua capacidade de ouvir, se expressar e amplie seu repertório de palavras.

APRESENTAÇÃO:
Este é um projeto que visa possibilitar o contato das crianças com as mais variadas situações comunicativas para que assim comecem a perceber a função social da oralidade, através das cantigas de roda, percebendo esta forma de linguagem como veículo de comunicação e idéias.
No seu decorrer as crianças terão a oportunidade de participar de situações de pesquisas das cantigas a serem trabalhadas, ouvir e discriminar eventos sonoros presentes no desenvolvimento das mesmas e compartilhar o material produzido com colegas e familiares.
Sua culminância será a apresentação de todo material coletado e organizado na Mostra de Conhecimentos realizada pela escola. 08/09/07 Paty Fonte
OBJETIVOS CONCEITUAIS:
• Conhecer diversas cantigas de roda.

• Lembrar de situações de seu cotidiano em que as cantigas se fizeram presentes;

• Classificar as cantigas;

• Comentar as músicas trabalhadas;

• Conhecer, um pouco, a história das cantigas trabalhadas;

• Comparar as cantigas que conhecem;

• Interpretar as cantigas trabalhadas em sala;

• Situar a cantiga no tempo e no espaço;

• Reconhecer a linguagem oral como veículo de comunicação social;

• Identificar algumas cantigas através de sua pista gráfica. 08/09/07 Paty Fonte
OBJETIVOS PROCEDIMENTAIS:

• Coletar dados e informações sobre o tema em questão;

• Utilizar os conhecimentos adquiridos em diversas situações comunicativas;

• Recorrer à linguagem para expressar necessidades e desejos;

• Reconstruir oralmente algumas cantigas;

• Representar ou dramatizar as cantigas;

• Partilhar as cantigas em conversas e brincadeiras;

• Elaborar novas cantigas;


OBJETIVOS ATIDUDINAIS:

• Valorizar a nossa cultura, resgatando as cantigas de roda;

• Respeitar as idéias dos colegas;

• Apreciar o tema em questão;

• Respeitar o momento de falar e de ouvir;

• Partilhar o conhecimento adquirido;

•Cooperar com o desenvolvimento das apresentações das cantigas; 08/09/07 Paty Fonte
DESENVOLVIMENTO:

- Apresentar o projeto, levantando conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto.

- Questionar as crianças sobre o que sabem sobre as cantigas de roda.

- Registrar as primeiras hipóteses.

- Apresentar ao grupo algumas das cantigas que serão trabalhadas.

- Ouvir CD com cantigas de roda.

- Elaborar uma lista das cantigas;

- Desenhar pistas gráficas das cantigas;

- Conhecer a cantiga: “Atirei o pau no gato”, bem como suas características.

- Cantar e registrar a cantiga;

- Pesquisar informações, individualmente, sobre origem, personagens presentes e outros.

- Confeccionar painel com informações coletadas;

- Representar, em sala, esta cantiga.

- Conhecer a versão “politicamente correta” desta cantiga.

- Conversar sobre os cuidados com os animais. 08/09/07 Paty Fonte
Situação Comunicativa:
• Confeccionar portfólio com todas as informações do projeto para exposição;
• Cantigas de roda (apresentação do material coletado e construído durante o projeto);
• Apresentação de brincadeiras com as cantigas estudadas.

RECURSOS:

• Cd’s de cantigas;
• Livros de histórias;
• Outros materiais que forem coletados.

AVALIAÇÃO:

Efetuar avaliação durante todo o processo de construção de conhecimentos pelo aluno.


Projeto da Escola Ama
Coordenadora: Joelma Pinho
Grupo: 02 Matutino - Orientadora: Izabel Xavier
Desenvolvido no 1o Semestre de 2006. 08/09/07 Paty Fonte
Projeto Cante, Brinque e Encante
JUSTIFICATIVA:
Cantar é maravilhoso! "Quem canta seus males espanta". Todos gostam de brincadeiras. Essas cantigas são muito importantes, pois pertencem à tradição oral e são transmitidas de geração a geração. Entre na roda, na ciranda da brincadeira e divirta-se com a sua turma. Será super legal!

OBJETIVOS:
 Pesquisar sobre as diferentes cantigas de roda que existem.
 Proporcionar a leitura e a escrita das canções.
 Ampliar o repertório musical e de outras brincadeiras de roda.

METODOLOGIA:
 Recuperar com os pais, avós, amigos, vizinhos e em livros, cantigas de roda.
 Trabalhar com o grupo de alunos as cantigas
 Analisar as cantigas de roda
 Criar e inventar outras cantigas de roda.

PRODUÇÃO FINAL:
- Organizar um pequeno livro com as cantigas de rodas com as letras e ilustradas pelas crianças. 08/09/07 Paty Fonte
O que pode ser trabalhado com este projeto?
 Significado das palavras
 Grafia das palavras
 Parlendas
 Trava-línguas
 Adivinhas
 Contos
 Confecção de cartazes com as músicas
 Instrumentos que revelam a interação com as outras culturas
 Jogos populares com sucatas
 Desenvolvimento da coordenação motora
 Noção de espaço
 Danças
 O contexto, os rituais, os costumes

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

 Elaborar textos coletivos com os alunos a partir das letras das cantigas.
 Dançar as cantigas com coreografia no pátio da escola.
 Criar outras cantigas de roda e ilustrá-las.
 Organizar um livro com as cantigas já conhecidas e as novas criadas pelos alunos.
 Fazer a revisão do que foi copiado no quadro - negro com os alunos.
 Montar o livro com a turma.
 Apresentar as músicas e as danças para os pais e colegas com o autografo do livro de cantigas.

Síntese do Projeto Cantigas de Roda PPD
Autoria:Paty Fonte 08/09/07 Paty Fonte

Um comentário:

  1. OLÁ DEI UMA PASSADINHA E ADOREI O SEU BLOG. ESSE PROJETO FICOU OTIMO ,TENHO VARIAS ATIVIDADES DE BRUXAS E FADAS. LOGO LOGO POSTAREI NO MEU BLOG.BOM TRABALHO BEIJOS!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

ME AJUDE A MELHORAR ESTE BLOG! FAÇA UM COMENTARIO!