MEUS ARQUIVOS

PROJETO DENGUE

projeto dengue
INTRODUÇÃO

Mais uma vez estamos diante de uma grande epidemia: a DENGUE, certamente todos nós já tivemos alguém da família ou um amigo, de cama por causa do mosquito AEDES AEGYPTI. Por este motivo é necessário sensibilizar a todos, crianças e adultos para que voltem a :
atenção devida aos cuidados contra o desenvolvimento do mosquito da dengue.

SUMÁRIO

l-APRESENTAÇÃO


ll- INTRODUÇÃO


lll-DESENVOLVIMENTO


lV- DIAGNÓSTICO


V- OBJETIVO


Vl-REFERENCIAS

APRESENTÇÃO



-LEITURA ORAL E INFORMATIVA

-(TEATRO) FANTOCHE COM SACO DE PAPEL

-MÚSICA

-TIPOS DE FISIONOMIA

-CAÇA-PALAVRAS

-POESIAS

DOBRADURA DA DENGUE

DESENVOLVIMENTO

É de grande importância social e pedagógica a contribuição do professor em sala de aula ao abordar esse assunto, È muito mais fácil dificultar o desenvolvimento do mosquito da dengue se todos ; crianças e adultos tiverem conhecimento de como evitar este processo.Este projeto que tem duração de quinze dias , foi criado para auxiliar crianças da pré-alfabetização do CEI – Tempo Feliz.a
A confecção do livrinho em forma do mosquito da dengue, tem chamado a atenção das crianças no sentido de evitar a doença.
Além disso usamos carimbos dos dedos dos alunos em forma de X.
Procurar em revistas letras para formar as palavras “XÔ DENGUE”.
Procurar na história as rimas, circular e pintar.
Colagem de palitos de fósforos nas antenas.
Ilustrar a história.
TIPOS DE FISIONOMIA,trabalhar numa folha anexa como fica a pessoa contaminada


CAÇA –PALAVRAS,

explorar e comentar o assunto.
LABIRINTO,explorando seqüência numérica ,pseudoleitura da poesia ,circular e pintar as rimas.
MÚSICA,apresentação da musica da dengue, cantar varias vezes, circular no texto as rimas,
DOBRADURA,de a dengue á partir de círculos.
TEATRO- não é novidade, especialmente aos educadores ,que a criança aprende mais rapidamente quando ela pode vivenciar o objeto do aprendizado.O teatro possui o poder de reunir todas as artes em si mesmo.E o teatro de fantoche envolve o espectador pelos cinco sentidos físicos e, especialmente o emocional.Todas as funções da mente se voltam p/ os bonecos, toda a atenção é então concentrada na diversão e no aprendizado.

DIAGNOSTICO

A clientela da pré -alfabetização atendida no Centro de Educação Infantil Tempo Feliz,constitui de crianças na faixa etária de 5 a 6 anos de idade.Sendo que a grande maioria das crianças inseridas na instituição , fazem parte de famílias carentes ,sem condições financeiras e matérias,dependendo totalmente do CEI, para cuidar e educar seus filhos.
O CEI é mantido pela prefeitura municipal e governo federal.
O Centro de Educação Infantil Tempo Feliz, é um lugar privilegiado para o acesso e a ampliação de conhecimento da cultura social , e é nesse ambiente , que combina educação e cuidados, que as crianças necessitam para tornar-se efetivamente cidadãs.

OBJETIVO

-Aquisição de condutas para eliminação do mosquito transmissor
-Conhecimento dos lugares que servem de depósitos .
-O mosquito, sua transmissão e reprodução.

REFERENCIAS

- COLEÇÃO 3º MILÊNIO (PROJETOS PEDAGÓGICOS).
- PESQUISA NA INTERNET

TEATRO DA DENGUE
NARRADOR:Era uma vez um bichinho malvado que morava no quintal da menina chamada Maria.(entra uma cça caracterizada fazendo zum,zum,zum)
NARRADOR:Ele gostava de viver em lugares com águas paradas e limpas que tinham no quintal da Maria.Vasos,pneus,garrafas e caixas d'água destampada.(colocar esses objetos á vista)
NARRADOR:Um dia,ele cresceu e picou a Maria.Ela ficou muito doênte e precisou ficar no hospital.(um menino caracterizado de mosquito entra e pica uma aluna que vai ser a Maria,em seguida entra outra cça que será a ambulância e leva a Maria fazendo som:ul,ul,ul,ul.)
Parte superior do formulário
NARRADOR:A mãe da Maria jogou as latas,pneus,garrafas,pôs areia nos vasos e tampou a caixa.E aconcelhou seus vizinhos a fazerem o mesmo.Maria voltou p/ casa e não mais ficou doênte.


PROJETO DE :
DIVA WOLFF