MEUS ARQUIVOS
▼
quinta-feira, 14 de abril de 2016
achei isto na internet e gostei
"A Galinha Ruiva"
Cíntia Borher Soares
Justificativa:
O Centro Educacional Miraflores desenvolve alguns projetos permanentes onde o objetivo é trabalhar com cada nível assuntos que favorecem o bom desenvolvimento do aluno.
Nosso primeiro projeto é a EDUCAÇÃO SOCIAL. E como trabalhar esse tema, a princípio tão amplo, com crianças de dois anos de idade?
Como tudo nessa faixa etária deve ser voltado para o lúdico, para que aconteça um aprendizado significativo, escolhi um livro onde a solidariedade fala mais alto. Mas não basta contar a história e falar a moral para que as crianças assimilem o que deve ou não ser feito. Então resolvi vivenciar com as crianças algumas situações onde o trabalho em grupo e a colaboração estaria presente.
O trabalho fluiu de uma maneira surpreendente, por isso resolvi registrá-lo para que não fique apenas na memória.
Objetivos:
• Estimular a criatividade, a imaginação e a fantasia.
• Exteriorizar emoções e sentimentos.
• Expressar ideias e opiniões com espontaneidade.
• Incentivar o trabalho coletivo.
• Ampliar e explorar o vocabulário.
• Contribuir para a organização do pensamento.
• Contribuir para o desenvolvimento da linguagem oral.
• Promover a socialização e o entrosamento.
Envolvimento...
Galinha Ruiva
Era uma vez uma galinha ruiva, que morava com seus pintinhos numa fazenda. Um dia ela percebeu que o milho estava maduro, pronto para colher e virar um bom alimento. A galinha ruiva teve a idéia de fazer um delicioso bolo de milho. Todos iam gostar! Mas era muito trabalhoso... ela precisava de bastante milho para o bolo. Quem podia ajudar a colher a espiga de milho no pé? Quem podia ajudar a debulhar todo aquele milho? Quem podia ajudar a moer o milho para fazer a farinha de milho para o bolo? Foi pensando nisso, que a galinha ruiva encontrou seus amigos:
- Quem pode me ajudar a colher o milho para fazer um delicioso bolo?
- Eu não, disse o gato. Estou com muito sono
- Eu não, disse o cachorro. Estou muito ocupado.
- Eu não, disse o porco. Acabei de almoçar.
-Eu não disse a vaca. Está na hora de brincar lá fora.
Todo mundo disse não. Então, a galinha ruiva ficou triste e foi preparar tudo sozinha: colheu as espigas, debulhou o milho, moeu a farinha, preparou o bolo e colocou no forno. Quando o bolo ficou pronto... Aquele cheirinho bom de bolo foi fazendo os amigos se chegarem. Todos ficaram com água na boca.
Então a galinha ruiva disse:
- Quem foi que me ajudou a colher o milho, preparar o milho, para fazer o bolo? Todos ficaram bem quietinhos. (Ninguém tinha ajudado.)
- Então quem vai comer o delicioso bolo de milho sou eu e meus pintinhos, apenas. Vocês podem continuar olhando.
E assim foi: a galinha e seus pintinhos aproveitaram a festa, e nenhum dos preguiçosos foi convidado.
Conhecendo os personagens...
As crianças conheceram ainda outras versões da história e realizaram diversas atividades. Entre elas o teatro com fantoches .
No início do mês de abril, recebemos a visita da galinha ruiva. Com o auxilio da equipe Ciência Natural, elas puderam observar as principais características da galinha, aprender mais sobre o comportamento dos animais e também como nascem os pintinhos.
Os alunos do Maternal "assinaram" um termo de compromisso, no qual se prontificam a realizar pequenas tarefas que facilitariam o nosso convívio em grupo. Trabalhar valores como colaboração e responsabilidade fica mais fácil quando se usa material concreto.
Aprendemos a ajudar os amigos e a dividir as tarefas e materiais (trabalhamos em equipe, ajudando um ao outro)
Saúde e qualidade de vida
A hora do lanche é de extrema importância, pois é o momento em que repomos a nossa energia. E assim como a Galinha Ruiva gosta de comer milho, o maternal também tem as suas preferências.
Jogo Simbólico
Por meio de movimentos, as crianças são capazes de simular situações, trabalhando, além da coordenação motora global, o tão importante jogo simbólico.
Representamos os personagens e interpretamos a história, a primeira foto mostra os animais do quintal da Galinha Ruiva fugindo para não colaborar com o trabalho.
Então a Galinha Ruiva resolveu fazer o trabalho sozinha, contando apenas com os seus pintinhos, é o que mostra as duas últimas fotos.
Percepção sensorial
• Experimentamos texturas diversas.
• Cartaz com colagem de caixa de ovo de isopor
• Confecção dos personagens da história de massinha de modelar
• Confecção do ovo da Galinha Ruiva com argila
Jogos dramáticos
A Galinha Ruiva ficou triste com os amigos e depois ficou feliz com o lindo bolo que fez junto com os seus pintinhos... Que expressões costumamos utilizar para expressar nossos sentimentos?
Artes plásticas
• Galinha Ruiva de garrafa pet
• Galinha Ruiva de luva cirúrgica
Músicas trabalhadas durante o projeto :
Piu Piu Piu
Os pintinhos fazem, piu piu piuu
Quando sentem fome, quando sente friu
A galinha busca milho e o trigo
Ela da comida, ela presta abrigo
Debaixo de suas assas, acocoradinhos
Dormem toda a noite, todos os pintinhos
Piuuu... Piu... Piu... Piu... Piu...
***
O Pintinho e a Galinha
Pintinho, pintinho...correu,fugiu...
Pisou na lama...escorregou, caiu...
Dona galinha , toda asssustada...
Pegou o pintinho e deu umas palmadas...
Dona galinha, toda asssustada...
Pegou o pintinho e deu umas palmadas...
A Galinha Pintadinha
A galinha pintadinha
e o galo carijó
a galinha veste saia
e o galo paletó
a galinha ficou doente
o galo nem se importou
o pintinho inteligente
foi chamar o seu doutor
O doutor era o peru
o enfermeiro era o tatu
e a agulha da injeção
era a pena do pavão
(melodia pirulito que bate-bate)
***
Galinha do vizinho
A galinha do vizinho
bota ovo sem parar
bota 1....
bota 10!!
• Assim como a Galinha Ruiva tem suas músicas preferidas, o maternal também criou a sua própria caixinha de música.
• O Maternal escuta e conta histórias. Será que a Galinha Ruiva está em outras histórias também?
Registro e Texto coletivo
Plantação de Milho
A atividade em sala de aula foi iniciada com as crianças em roda onde foi feito um resgate sobre o que foi apresentado na história “A Galinha Ruiva” (resgatando os diálogos onde a galinha descrevia todo o processo para a fabricação do bolo).
As crianças foram estimuladas através de questionamentos como: De onde vem o milho que a Galinha Ruiva comia? De onde vem as plantas? Como as plantas crescem?
A seguir foram apresentadas às crianças espigas de milho e milho pipoca. As crianças imediatamente as correlacionaram com a história apresentada dizendo: “É o milho da Galinha Ruiva!”.
Foi explicado para as crianças que além de servir de alimento os grãos eram responsáveis também pelo surgimento de uma nova planta de milho. Elas foram sensibilizadas da importância das plantas e do porque de não arrancá-las. A seguir foi explicada a importância do sol e da água para o crescimento das plantas. Após esse diálogo as crianças foram questionadas sobre o que acontece se arrancarmos as folhas de uma planta e puderam compreender sua importância na captação da luz do sol.
Durante todo o processo de dialogo as crianças trouxeram de seu cotidiano múltiplas experiências de suas vivências, como por exemplo: “Minha mãe dá água para as plantinhas lá de casa”, “Eu ajudo minha mãe a regar as plantas”, “Lá em casa temos muitas plantinhas”. As colocações das crianças trouxeram a tona experiências vividas por ela que confirmavam as informações que elas estavam recebendo.
A próxima atividade foi plantar as sementes de milho em uma bandeja e colocá-la ao lado do canteiro do pátio da escola. Dessa maneira pudemos acompanhar todo o ciclo da planta. Além disso, o plantio no pátio tem como objetivo inserir as plantas no local de brincadeiras e jogos das crianças, fortalecendo nas mesmas a conscientização para o cuidado com as plantas.
Esquematização da Plantação
Ao longo de duas semanas de observação e registro, as crianças puderam comprovar a germinação das sementes e o desenvolvimento das plantas de milho que germinaram na bandeja que recebeu luz e água, vivenciando a experiência realizada.
E o milho cresceu....