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domingo, 17 de maio de 2009

A IMPORTANCIA DA PRIMEIRA INFANCIA

A importância do brincar para a primeira infância
A educação infantil compreende uma etapa na vida da criança na qual ela desenvolve-se no meio onde está inserida nos aspectos cognitivo, afetivo, moral, social e motor, de forma quantitativa e qualitativa. A partir de tal afirmativa, observa-se a importância do brincar para essas crianças, pois através das brincadeiras, elas poderão se desenvolver amplamente, em todos esses aspectos. De acordo com Batista (2005), uma pedagogia que contemple atividade lúdica, ou seja, jogos e brincadeiras enriquecem e ampliam o universo físico, social e cognitivo da criança, contribuindo assim para a estruturação da personalidade do indivíduo apto para atuar na sociedade. A brincadeira é um ato inerente à infância, pois é um ato indispensável à saúde física, emocional e intelectual. Através dela, possibilita-se que a criança desenvolva a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a auto-estima. Dessa forma, a criança estará sendo preparada para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios, que são cada vez maiores na sociedade de hoje. Essa importante etapa da infância perpassa por 2 fases do desenvolvimento de Piaget, que são o período sensório motor (0 a 2 anos) e o período operatório concreto (2 a 7 anos). Cunha (1988) estabelece condutas, ações e tipos de brinquedos e jogos para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil, de acordo com as fases do desenvolvimento proposto por Piaget. Segundo a autora, a conduta sensória motora compreende as ações de repetição, reconhecimento sensório motor, generalização sensória motora e o raciocínio prático. Alguns dos brinquedos citados para a faixa etária são: chocalho, cubos, patês de encaixe, brinquedos sonoros, bate-estacas, triciclo, livros etc. Já na conduta operatória concreta, devem ser estimuladas as ações de classificação, seriação, correspondência de agrupamento, relação imagens/palavras, enumeração, operações numéricas, conservação de quantidades físicas, ralações espaciais, relações temporais, coordenadas simples e raciocínio concreto, através de quebra-cabeças, jogos de encaixe, lotos, lousa, giz, boliche, fantoches, dominós, bolas, dentre outros. Através da brincadeira a criança compreende a si e ao outro, tendo todos os seus sentimentos voltados para a interação consigo mesma, com o outro e com o meio onde está inserida. Dessa forma, além de desenvolver-se em todos os aspectos, ela poderá adotar valores e atitudes que a acompanharão toda a sua vida.
Referências: BATISTA, Cleide Vitor Mussini. Brincar, escola e aprendizagem. In: UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ. Curso normal superior: habilitação para os anos iniciais do ensino fundamental: módulo 6. Londrina: UNOPAR: CDI, 2005.
CUNHA, N. H. S. Brinquedo, desafio e descobertas – subsídios para a utilização e confecção de brinquedos. Rio de Janeiro. FAE, 1988.

OS DIREITOS DA CRIANÇA

1-TODA CRIANÇA TEM DIREITO A IGUALDADE, SEM DISTINÇÃO DE RAÇA,SEXO,RELIGIÃO OU NACIONALIDADE.
2-TEM DIREITO A PROTEÇÃO ESPECIAL, PARA SEU DESENVOLVIMENTO FISICO MENTAL OU SOCIAL.
3-TEM DIREITO A UM NOME E NACIONALIDADE.
4-TEM DIREITO Á ALIMENTAÇÃO,MORADIA,E ASSISTENCIA MÉDICA ADEQUADA, PARA SI E PARA SUA MÃE.
5-TEM DIREITO A EDUCAÇÃO E A CUIDADOS ESPECIAIS QUANDO FOR FÍSICA, MENTAL OU SOCIALMENTE INCAPACITADA.
6=TEM DIREITO AO AMOR E A COMPREENSÃO DOS PAIS E SOCIEDADE.
7-TEM DIREITO A EDUCAÇÃO GRATUITA E AO LAZER.
8-TEM DIREITO A SER SOCORRIDO EM PRIMEIRO LUGAR, EM QUAISQUER CICUSTANCIAS.
9-TEM DIREITO A SER PROTEGIDO CONTRA O ABANDONO E A EXPLORAÇÃO NO TRABALHO.
10-TEM DIREITO A CRESCER DENTRO DE UM ESPIRITO DE SOLIDARIEDADE,COMPREENSÃO, AMIZADE,E JUSTIÇA ENTRE OS POVOS.

MÚSICA NO CEIM.

PARAISÓPOLIS, É A SEGUNDA MAIOR FAVELA DE SÃO PAULO, ENCONTRA-SE RODEADA PELO MURUMBI,UM DOS BAIRROS MAIS RICOS DA CAPITAL PAULISTA. MAS É NO CORAÇÃO DESTA FAVELA QUE SURGIU A ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE DE AMPARO Á CRIANÇA -LAR E CASA HUMILDE , PRESEDIA PELA SENHORA MARIA JOSÉ CREMENTE.TUDO COMEÇOU A MAIS DE TRINTA ANOS QUANDO ELA ACOLHEU UMA CRIANÇA ABANDONADA NA PORTA DE SUA CASA. ATÉ ENTÃO ELA JA AJUDAVA PESSOAS QUE A PROCURAVAM, O FATO DELA TRABALHAR COMO EMFERMEIRA EM CASAS DE PESSOAS RICAS, PARA AS QUAIS PEDIA AJUDA PARA ESSAS PESSOAS ,E DOAVA PARA AQUELAS QUE PRECISAVAM.DEPOIS DE ALGUM TEMPO PRESTANDO SERVIÇO A MAIS DE CENTO E CINQUENTA CRIANÇAS A ASSO CIAÇÃO FOUI LEGALIZADA.A MANUTENÇÃO TEM SIDO FEITA PELA COMUNIDADE,COLABORAÇÃO DE PROFISSIONAIS,ESCOLAS DO BAIRRO,E DE UMA FORMA MAIS AFETIVA ,PELA SENHORA MARILENE GIRÃO QUE AUXILIA NA MANUTENÇÃO DIÁRIA DA ASSOCIAÇÃO REALIZANDO, CONTATO COM PESSOAS,EMPRESAS E OUTRAS ENTIDADES QUE SE DISPONIBILIZA A AJUDAR.SÃO MAIS DE 191 CRIANÇAS ATENDIDAS, E DESTAS, VINTE MORAM NA ASSOCIAÇÃO , POIS FORAM ABANDONADAS E ADOTADAS PELA SENHORAMARIA JOSÉ.O ATENDIMENTO É TURNO INTEGRAL AS CRIANÇAS SÃO TRABALHADAS DENTRO E FORA DA SALA DE AULA, AS REFEIÇOES BALANCEADAS,A FAIXA ETÁRIA É DOS TRES AOS QUINZE ANOS , A PARTIR DAI É DADO O MELHOR ENCAMINHAMENTO POSSIVEL PARA A CRIANÇA.AS CONDIÇOES DO ESPAÇO FISICO AINDA É LIMITADO , MAS A BUSCA NA QUALIDADE NO ATENDIMENTO É CONSTANTE.AS CRIANÇAS RECEBEM AULA DE RECREAÇÃO COM MONITORES , E BRINQUEDOS PEDAGOGICOS. UM BOM TRABALHO DE MUSICA É FEITO JUNTO A ESCOLA NOSSA SENHORA DO MURUMBI, PARTICIPAM DE CORAIS, AULA DE ORGÃO, EM BREVE A ASSOCIAÇÃO TERÁ PROFESSOR DE MUSICA...DE MODO A INFORMAR QUE A MUSICA ESTA PRESENTE NO DIA-A-DIA DAS CRIANÇAS.