MEUS ARQUIVOS

domingo, 21 de dezembro de 2008

ORIGEM DO PANETONE

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Panetone tradicional
O panetone é um alimento tradicional da época de Natal de origem milanesa, do norte da Itália. Várias lendas tentam explicar a sua origem. O pão doce de natal possui fragância discreta de baunilha e recheio de frutas secas tais como a uva passa.
Índice[esconder]
1 Produção
2 Informações nutricionais
3 Etimologia
4 Lendas
//

[editar] Produção
Durante sua fabricação a massa passa por um processo de fermentação natural que busca garantir que o panetone fique com uma consistência macia. Com o tempo a receita sofreu diversas inovações, e aprimorada deu origem ao Chocotone, Sorvetone e a Colomba Pascal, variações mais conhecidas da receita.

[editar] Informações nutricionais
O produto final é rico em carboidrato e possui grande quantidade de gordura, uma fatia de 80 gramas do panetone Nestlé, por exemplo possui cerca de 280 Kcal.

[editar] Etimologia
A palavra panetone (do italiano panettone) tem sua origem no vocábulo milanês panattón, de origem e significados controversos.

[editar] Lendas
Uma lenda antiga diz que o panetone foi criado por um padeiro chamado Toni que se apaixonou por uma moça e para impressionar seu sogro criou uma nova receita de pão recheada com frutas cristalizadas . Com o tempo esse pão recebeu o nome de "pan di toni" ou seja o pão do toni que atualmente é chamado de panetone .
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Panetone"
Categorias: Gastronomia natalina Pães Culinária da Itália

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

FESTA JUNINA NO CEI, TEMPO FELIZ , ANGÉLICA MS

PROJETO

"FESTAS JUNINAS"1º Conversei com os alunos e selecionamos os temas a serem trabalhados sobre as FESTAS JUNINAS.

• FESTAS JUNINAS, por quê? • Vestimentas • Bebidas • Comidas • Músicas • Danças • Lenda da fogueira • Brincadeiras

• Enfeites na sala. 2º Os alunos deveriam pesquisar em casa sobre FESTAS JUNINAS, por quê? Após os alunos falaram sobre a pesquisa, e criamos um texto coletivo:

3º Enfeitamos a sala de aula com cartazes e bandeirinhas coloridas.

4º Trabalharemos os próximos temas, no decorrer do mês, de acordo com os interesses dos alunos.

5º Fotografamos a decoração e o grupo de alunos.

6º Resolvemos problemas matemáticos com os temas da festa.

7º Criamos e resolvemos problemas matemáticos com os preços dos alimentos típicos da festa.

8º Trabalhamos com os alunos sobre os perigos dos fogos de artifícios em seguida os alunos criaram recados para ser colocado nos corredores, alertando sobre os perigos causados pelos fogos.

-Justificativa: Mês de junho é mês de acender fogueira, dançar quadrilha, comer pipoca, pinhão e comemorar o dia de Santo Antonio, São João e São Pedro. Neste mês é comum acontecer gincanas juninas com tarefas características a festa junina. Percebendo o entusiasmo dos alunos de outras series, com vestimentas e a festa, vimos a importância da realização deste projeto na educação infantil.

Objetivo Geral: Incentivar nos alunos o gosto pelas festas juninas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversas.

QUADRILHA DAS CRIANÇAS.

1. ENTRADA NO SALÃO

2. CAVALEIROS COMPRIMENTAM SUAS DAMAS

3. CAVALEIROS AO SEU LUGARES

4. DAMAS CUMPRIMENTAM SEUS CAVALEIROS

5. DAMAS AOS SEUS LUGARES

6. CONTINUA O PASSEIO

7. PREPARA –SE PARA O TÚNEL DO AMOR

8. CONTINUA O PASSEIO

9. PREPARAR PARA O PICADINHO

10. CONTINUA O PASSEIO

11. A GRANDE RODA

12. OLHA COBRA.......................................É MENTIRA

13. A PONTE CAIU......................................É MENTIRA

14. CONTINUA O PASSEIOÉ HORA DO BAILE(CEI TEMPO FELIZ)